quinta-feira, 11 de junho de 2009

ATIVIDADE 3.1 SILVIA

COMENTÁRIO REFERENTE AO VÍDEO E A ENTREVISTA DO PROFESSOR LUCAS COM O GRUPO PASSO.
Interessantíssimo o trabalho do professor e a idéia dele em colocar seus alunos em movimento além de criarem uma melodia da qual se faz necessários domínios motores dos quais passamos as séries iniciais toda trabalhando o reconhecimento deste principio e as vezes as crianças saem das séries iniciais faltando um controle motor.
A caminhada sintonizada a tecnologia e o processo como se chegou ao memento atual do grupo, isso tudo fez-me lembrar de quando eu trabalhava em um laboratório de informática de uma escola e me parecia que os professores tinham em mente um programa pronto para sua turma como se as aprendizagens se dessem pela repetição e competência dos computadores e seus programas prontos, graças ao NTE/Passo Fundo consegui um cd com muitos jogos que contemplavam as séries do Ensino Fundamental de forma muito mais conteudista, mas que certamente auxiliavam na memorização de muitos conceitos dos quais se fazem necessários para o resto de nossas vidas.
Olhando para o Passo, fiquei a pensar que a escola precisa encontrar um novo ritmo, não só para informática mas para seu todo, desde sua tão badalada Gestão Democrática até a aula de matemática.
Hoje não basta sabermos o que eu preciso fazer se faz necessário saber fazer de forma que o outro possa continuar a fazer para aperfeiçoar com seu olhar de outra dimensão, e é nessa continuação que a escola está perdida, porque ainda nem todos entendemos que estamos em uma “nova era” da qual não diz respeito só a informática mas a pesquisa, ao conhecimento, e ao comportamento humano.
Assim em qualquer disciplina é necessário que nós professores, e até mesmo os alunos, possamos reinventar a forma de pesquisa e também a aprendizagem para que se efetive o conhecimento do grupo para o individual, uma idéia que me ocorre agora seria o uso dos fóruns, onde como assunto principal (título) teríamos o conteúdo e as postagens individuais seriam a formação conceitual da aprendizagem, assim a escola estaria produzindo conhecimento a todos e ainda produzindo pesquisadores, e então quem sabe daríamos inicio a caminhada do passo em todas as escolas de forma concreta e chegaríamos a um grande espetáculo de aprendizagem com o uso de variados e estimulantes recursos.

Um comentário:

  1. Olá Sílvia!

    É muito bom vermos novas idéias. São novas possibilidades que se abrem e nossos pensamentos flutuam imaginando a variedade de alternativas possíveis para tornar nossas aulas mais significativas e interessantes.

    ResponderExcluir