quarta-feira, 27 de maio de 2009

PROJETO APRENDENDO DINHEIRO, BRINCANDO MERCADINHO


Este projeto será aplicado com crianças entre 9 a 14 anos de uma 3ª série do Ensino Fundamental - anos iniciais numa escola estadual de periferia com uma turma de 15 meninos e 9 meninas totalizando 24 alunos frequentes, que possui uma titular que propicia momentos de aprendizagem de todas as áreas de conhecimentos.


PROJETO:
APRENDENDO DINHEIRO, BRINCANDO DE MERCADINHO




OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:


Através deste projeto quer se incorporar a aprendizagem do Sistema Monetário |Brasileiro, conteúdo da 3ª série do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os seguintes objetivos:
1) o conhecimento do dinheiro;
2) a valorização das compras com consciência crítica de consumo;
3) cálculos e resoluções de problemas concretos com as quatro operações fundamentais da matemática;
4) leitura e interpretação textual através de pesquisa feita pela internet;
5) iniciação ao uso do computador na pesquisa, confecção de tabelas, desenhos e textos;
6) uso da calculadora;
7) iniciação de pesquisa de campo e sua organização nos dados coletados para divulgação;
8) leitura e re-utilização de embalagens e rótulos dos produtos usados no cotidiano, bem como a veracidade de suas informações;
9) noções de peso/ quantidade;
10)interação entre escola, família e comunidade reconhecendo costumes e produtos oriundos da região que moramos.
ATIVIDADES:


Divisão da turma em grupos de pesquisa, tendo como questões a serem respondidas as seguintes perguntas:
Grupo I – História do dinheiro:
http://portalmatematico.com/moedas/historiadinheiro.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dinheiro
http://www.canalkids.com.br/bankids/dinheiro.htm
Grupo II – Dinheiro no Brasil:
http://www.educacional.com.br/reportagens/dinheiro/default.asp
http://portalmatematico.com/moedas/historiadinheironobrasil.shtml
http://www.educacional.com.br/reportagens/dinheiro/brasil.asp
Grupo III – Moedas brasileiras:
http://www.bcb.gov.br/?MOEDAFAM1
http://www.bcb.gov.br/?MOEDAFAM2
Grupo IV – cédulas brasileiras:
http://www.bcb.gov.br/?CEDCOM500
http://www.bcb.gov.br/?REALSEGUR
http://www.bcb.gov.br/?CEDCOMUM
http://www.bcb.gov.br/?CEDMUDA
LEITURA PARA TODOS OS GRUPOS FAZEREM
http://www.bcb.gov.br/Pre/educacao/cadernos/dinheiro.pdf


ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS PELOS ALUNOS:


- Os alunos farão a leitura nas páginas da internet recomendadas ou escolhidas por eles e deverão fazer anotações pertinentes ao texto escolhido;
- Os alunos farão a preparação de seu tema para apresentação aos colegas dos outros grupos;
- Apresentação dos trabalhos por cada grupo,
- Confecção de um texto coletivo referente as pesquisas feitas;
- Far-se-á uma pesquisa sobre o que e quais os produtos usados em casa;
após cada aluno trazer a listagem de seus produtos dividir a sala nos seguintes grupos:

- Alimentos
- Higiene pessoal
- Higiene da casa
- Enlatados
- Doces e salgadinhos
- Frutas e verduras
- produtos gelados
- Cada grupo fará uma lista com os produtos e preços que deverão serem pesquisados dentro da realidade dos alunos;
- Com o menor preço, cada grupo fará a sua tabela de preços para venda em seu mercado;
- Cada grupo deverá coletar informações sobre os produtos que irá vender e fazer 3 anúncios para produtos diferentes;
- As cédulas serão distribuídas pela professora ( dinheirinho comprado em lojas de um real), conforme atividades realizadas pelo grupo e que previamente farão o preço (quanto vale) cada atividade;
- As moedas serão confeccionadas pelos alunos no paint na sala de informática.


O MERCADO


Cada grupo fará a exposição de suas mercadorias a serem vendidas e enquanto alguns do grupo vendem, os outros do grupo fazem visitas aos outros para comprar, depois se revezam.
Cada aluno deverá anotar o que vendeu e o preço da mercadoria, bem como tudo o que comprou e seu preço, pois com essa lista criar-se-á problemas durante as aulas.


RECURSOS NECESSÁRIOS:


Computadores ligados a internet,
Material de uso diário na escola como papel, lápis....
Recursos de programas para tabelas, desenhos e textos no PC,
Professor e muita disposição.....


COMPETENCIAS BÁSICAS:


Ler e escrever
Conhecer adição, subtração com empréstimo, multiplicação e divisão de números.
Criatividade


AVALIAÇÃO:


A avaliação será feita através de atividades concretas, realizadas no decorrer das apresentações, mercado, compras e vendas.

4 comentários:

  1. Passamos quase dois meses vivendo este projeto que foi além do esperado por haverem-se aberto interesses referentes a reciclagem de lixo, a questão consumista e saudável dos produtos, a contagem do dinheirinho foi bastante ardua, porque os alunos confeccionaram muitas moedas e o volume atrapalhou um pouco a contagem no inicio.
    Ainda estamos usando este projeto em sala de aula na confecção de problemas matemáticos envolvendo as quatro operações.
    Quero salientar ainda que foi um trabalho bastante motivador não só para as crianças mas também para mim, que consegui agregar o interesse das crianças de seu dia a dia em uma atividade lúdica e grande aprendizagem a todos nós.

    ResponderExcluir
  2. professora parabéns pelo projeto e estou pedindo licença em poder compartilhar sua idéia com a minha, estou também desenvolvendo um projeto com esse tema e seu projeto contribuiu muito com o meu.parabéns
    ceila

    ResponderExcluir
  3. Profª Silvia... Estive 2 meses de licença e o projeto mercadinho está a todo vapor com minha turma de terceira série (4º ano), a professora que ficou com a sala teve idéias ótimas mas não registrou na forma de projeto e parti em busca de idéias de alguém que já estivesse desenvolvendo algo assim... e BINGOOOO!!!!! te achei. Vou usar tuas idéias para o terceiro bimestre... prometo te mandar uma cópia do projeto... tenho que fazer isso nesse final de semana... a coordenadora lembrou ontem... brigadaum por partilhar essas idéias...

    Cainhosamente,


    Damaris

    ResponderExcluir
  4. lEGAL ESSE PROJETO ESTOU QUERENDO EMPLANTAR NA ESCOLA ONDE EU TRABALHO MAIS É DIFERENTE MAIS ESTOU PEGANDO UMAS IDÉIAS AQUI.

    ResponderExcluir